Gestão Estratégica de Compras e Suprimentos e Negociação com Fornecedores

Curso online Carga horária 8h Transmissão ao vivo
Realização

11 e 12 de Abril
09h às 13h horário de brasília

Objetivo

Proporcionar ao participante o conhecimento e aplicação prática para o processo de aquisição e gerenciamento da função Compras e Fornecedores em empresas privadas através de conceitos, técnicas e ferramentas aplicadas à área. Desenvolver os princípios básicos para uma negociação bem sucedida e desenvolvimento de fornecedores, dentro dos aspectos éticos determinados pelas organizações. Introduzir novos conceitos de relacionamento entre as organizações, objetivando a redução de custos através de compras estratégicas e o aumento do valor agregado ao negócio. Desenvolver conhecimento sobre a metodologia de Strategic Sourcing, os desafios de sua implantação e os benefícios auferidos pelas empresas "best-in-class" que já optaram por utilizá-la.

Público Alvo

Compradores e cargos similares, bem como todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo) e aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.

Programa
  1. IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA.
    • Área de compras e as demais áreas
    • Áreas de conflito com compras
    • Fornecedor e cliente interno
    • Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain.
    • Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa.
    • Profissional de Compras – Competências e Formação.
  2. TIPOS DE COMPRAS
    • Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços
    • Impactos na cadeia produtiva
  3. COMPRAS DE SERVIÇOS
    • Definição de serviços.
    • Características das compras de serviços
    • Avaliação e validação da solicitação
    • Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços
    • Compras pontuais e compras seriadas
    • Cláusulas de coberturas das solicitações
    • Informações essenciais – informações técnicas dos serviços
    • Montagem de licitação de compras de serviços
    • Cadastros necessários
    • Controles fundamentais.
    • Contratos de prestação de serviços
  4. COMPRAS PELA INTERNET
    • Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras
    • Conceito e-procurement
    • Conceito Strategic sourcing
    • Leilão de compras
    • Leilão reverso
    • Vantagens e desvantagens.
  5. DOCUMENTOS DE COMPRAS
    • Requisição de compras
    • Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados)
    • Notas Fiscais
    • Planilhas de custos
    • Controles
    • Certificados
    • Desenhos Técnicos
    • Especificações técnicas.
  6. PLANEJAMENTO E COMPRAS
    • Importância da área de planejamento na gestão de compras
    • Forecast de compras
    • Follow up de compras.
    • Principais impactos fiscais e financeiros nas compras
  7. PROPOSTAS – COTAÇÕES
    • Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens)
    • Prazos de pagamento
    • Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor
    • Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras).
  8. DESENVOLVIMENTO e NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDOR
    • Requisitos fundamentais
    • Gerenciamento do processo
    • Negociação com fornecedores – como fazer
    • Auditoria técnica nos fornecedores
    • Avaliação do fornecedor
    • Premiação do fornecedor.
  9. OBJETIVOS E ÍNDICES DE PERFORMANCE
    • Montagem de objetivos
    • Índices de Performance aplicados à serviços contratados.
Carga horária 8h
Metodologia

A metodologia do curso consiste em comunicação dialogada, com apresentação online e subsídios trazidos pelos participantes sobre suas experiências profissionais atuais. As aulas são disponibilizadas em um ambiente virtual de fácil acesso. São 100% ao vivo, com interação em tempo real com o instrutor. O aluno pode acessar o curso de qualquer lugar que tenha internet. Disponível também para mobile (IOS, Android).O Aluno deverá assistir no mínimo 75% da carga horária, para receber o certificado.

Palestrante
Paulo Rago

Consultor de Transportes e Logística, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuando há mais de 24 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz S/A, Cia. Ultragaz S/A(Grupo Ultra),Telemar, DuCôco Prods. Alimentícios e Hipolabor Farmacêutica. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Logística Integrada, Distribuição, Transportes, Supply Chain, Comércio Exterior e Administração de Tempos. Palestrante e professor convidado do tema "Logística" em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, Unisa Business School, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA/FEA - USP, Mackenzie, Setcesp, CESCOMEX, Aduaneiras, CIESP, ITE, dentre outras. É Ex-Diretor da Associação Brasileira de Logística e autor de vários artigos para revistas e jornais da área.

Local

Curso realizado através da plataforma ZOOM e pode ser assistido de qualquer lugar que possua internet estável.

Material didático e Certificado serão enviados por email.

Investimento

R$ 440,00

  • - Tira dúvidas: o aluno pode enviar dúvidas pertinentes ao tema ministrado, por e mail até 30 dias corridos após a participação .
  • - Material didático e Certificado: serão enviados por e-mail.
  • - Login e Senha de acesso: serão enviados por e-mail até um (1) posterior a aquisição.
  • Inclusos no valor: material didático e certificado de participação digital
  • * O uso do login e da senha é individual e intransferível. É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial deste conteúdo. (Lei dos Direitos Autorais), nº. 9.610 de 19/02/98, art. 29.