Próximos Cursos
Gestão Estratégica de Compras e Suprimentos e Negociação com Fornecedores
Curso online Carga horária 8h Transmissão ao vivo
Realização
11 e 12 de Abril
09h às 13h horário de
brasília
Objetivo
Proporcionar ao participante o conhecimento e aplicação prática para o processo de aquisição e gerenciamento da função Compras e Fornecedores em empresas privadas através de conceitos, técnicas e ferramentas aplicadas à área. Desenvolver os princípios básicos para uma negociação bem sucedida e desenvolvimento de fornecedores, dentro dos aspectos éticos determinados pelas organizações. Introduzir novos conceitos de relacionamento entre as organizações, objetivando a redução de custos através de compras estratégicas e o aumento do valor agregado ao negócio. Desenvolver conhecimento sobre a metodologia de Strategic Sourcing, os desafios de sua implantação e os benefícios auferidos pelas empresas "best-in-class" que já optaram por utilizá-la.
Público Alvo
Compradores e cargos similares, bem como todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo) e aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.
Programa
-
IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA.
- Área de compras e as demais áreas
- Áreas de conflito com compras
- Fornecedor e cliente interno
- Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain.
- Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa.
- Profissional de Compras – Competências e Formação.
-
TIPOS DE COMPRAS
- Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços
- Impactos na cadeia produtiva
-
COMPRAS DE SERVIÇOS
- Definição de serviços.
- Características das compras de serviços
- Avaliação e validação da solicitação
- Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços
- Compras pontuais e compras seriadas
- Cláusulas de coberturas das solicitações
- Informações essenciais – informações técnicas dos serviços
- Montagem de licitação de compras de serviços
- Cadastros necessários
- Controles fundamentais.
- Contratos de prestação de serviços
-
COMPRAS PELA INTERNET
- Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras
- Conceito e-procurement
- Conceito Strategic sourcing
- Leilão de compras
- Leilão reverso
- Vantagens e desvantagens.
-
DOCUMENTOS DE COMPRAS
- Requisição de compras
- Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados)
- Notas Fiscais
- Planilhas de custos
- Controles
- Certificados
- Desenhos Técnicos
- Especificações técnicas.
-
PLANEJAMENTO E COMPRAS
- Importância da área de planejamento na gestão de compras
- Forecast de compras
- Follow up de compras.
- Principais impactos fiscais e financeiros nas compras
-
PROPOSTAS – COTAÇÕES
- Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens)
- Prazos de pagamento
- Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor
- Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras).
-
DESENVOLVIMENTO e NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDOR
- Requisitos fundamentais
- Gerenciamento do processo
- Negociação com fornecedores – como fazer
- Auditoria técnica nos fornecedores
- Avaliação do fornecedor
- Premiação do fornecedor.
-
OBJETIVOS E ÍNDICES DE PERFORMANCE
- Montagem de objetivos
- Índices de Performance aplicados à serviços contratados.
Carga horária 8h
Metodologia
A metodologia do curso consiste em comunicação dialogada, com apresentação online e subsídios trazidos pelos participantes sobre suas experiências profissionais atuais. As aulas são disponibilizadas em um ambiente virtual de fácil acesso. São 100% ao vivo, com interação em tempo real com o instrutor. O aluno pode acessar o curso de qualquer lugar que tenha internet. Disponível também para mobile (IOS, Android).O Aluno deverá assistir no mínimo 75% da carga horária, para receber o certificado.
Palestrante
Paulo Rago
Consultor de Transportes e Logística, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuando há mais de 24 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz S/A, Cia. Ultragaz S/A(Grupo Ultra),Telemar, DuCôco Prods. Alimentícios e Hipolabor Farmacêutica. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Logística Integrada, Distribuição, Transportes, Supply Chain, Comércio Exterior e Administração de Tempos. Palestrante e professor convidado do tema "Logística" em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, Unisa Business School, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA/FEA - USP, Mackenzie, Setcesp, CESCOMEX, Aduaneiras, CIESP, ITE, dentre outras. É Ex-Diretor da Associação Brasileira de Logística e autor de vários artigos para revistas e jornais da área.
Local
Curso realizado através da plataforma ZOOM e pode ser assistido de qualquer lugar que possua internet estável.
Investimento
R$ 440,00
- - Tira dúvidas: o aluno pode enviar dúvidas pertinentes ao tema ministrado, por e mail até 30 dias corridos após a participação .
- - Material didático e Certificado: serão enviados por e-mail.
- - Login e Senha de acesso: serão enviados por e-mail até um (1) posterior a aquisição.
- Inclusos no valor: material didático e certificado de participação digital
- * O uso do login e da senha é individual e intransferível. É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial deste conteúdo. (Lei dos Direitos Autorais), nº. 9.610 de 19/02/98, art. 29.
Inscreva-se já
Para realizar a inscrição, envie um email para comercial@mreventos.com.br, ou entre em contato com os números:
(21) 3869-9019
(21) 97151-5468